Desafio:
A fábrica de queijos de laticínios Scala é uma empresa familiar de Minas Gerais, que carrega a tradição italiana vinda de seu fundador, o senhor Nino. A família valoriza essa tradição, suas raízes mineiras e preza por uma cadeia de produção justa, sustentável e cuidadosa.
A Scala foi perdendo visibilidade no mercado devido ao grande número de concorrentes e precisava se reposicionar para se tornar relevante e competitiva, principalmente em relação ao B2C. Era preciso identificar o propósito, atualizar o posicionamento e construir uma marca forte e amada no varejo e na demanda food service.
As pesquisas mostraram que a Scala possuía vários impulsionadores como: tempo de existência/tradição, qualidade, variedade de produtos e atenção aos parâmetros de ESG. Por outro lado, a distribuição se mostrou limitada, a comunicação, fraca, e tanto a identidade visual quanto a embalagem dos produtos não se destacavam no mercado.
Peças antigas:
Estratégia
Baseando-se em pesquisas e análises aprofundadas, a estratégia adotada consistiu em reposicionar a marca de modo a valorizar o empreendedorismo de seu fundador, Nino. Isso foi realizado por meio de um storytelling divertido e encantador, que conecta a herança italiana do fundador à sua presença significativa em Minas.
Além disso, era preciso melhorar a experiência dos clientes B2C. Isso envolveu expandir a distribuição e, mais importante, aprimorar a comunicação. A estratégia para alcançar esses objetivos incluiu fortalecer a presença digital e nos PDVs, aumentando a visibilidade dos produtos e da marca.
O DNA da Scala foi reformulado. Foram definidos atributos de personalidade como: divertida, autêntica, afetuosa e com força empreendedora. Os valores agregados foram: tradição, excelência na produção, respeito a todo ecossistema e simplicidade. O arquétipo do mago representa o pensamento visionário, inovador, carismático e com poder de transformar. Transformar ingredientes simples em produtos de alta qualidade. Transformar sabor em bons momentos com família e amigos.
Para expressar o novo posicionamento, foi criada a tagline “Tradição italiana, orgulhosamente mineira”, que aplicada em forma de selo, reforça os valores de excelência e qualidade.
Criação
A marca também precisava ser reformulada, pois se encontrava ultrapassada.
Para personalizar o logotipo e transmitir um valor importante da empresa - descendência italiana em solo mineiro - foram usadas as bandeiras da Itália e de Minas Gerais, o que também inspirou nas cores utilizadas.
Ainda era preciso se destacar dos inúmeros concorrentes, portanto usamos o design como ferramenta de valorização e diferenciação da identidade visual. Buscamos modernizar os tons antigos tornando-os mais abertos e vivos. As formas orgânicas e texturas trouxeram a ideia de qualidade artesanal, as ondas entraram como referência aos mares de morro e as listras verticais, para aludir às listras características da bandeira italiana.
Todo o universo visual parte do princípio de união de duas culturas. Ao unir todas as formas, garantimos modernidade e fluidez em uma comunicação única e diferenciada. As imagens escolhidas transmitem acolhimento, pertencimento, cuidado e leveza e os alimentos foram inseridos em momentos de consumo ao redor da mesa e em ambientes de alegria e descontração.